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As cores no Marketing.

Já pensou nas cores quando faz uma campanha de marketing, ou quando cria a sua marca na era digital?

Nunca pensou muito nisso, mas o que é certo é que as cores influenciam a nossa forma de agir, podemos adorar algo como podemos odiar, e falamos do mesmo objeto, o que o distingue é a cor.

Agora que captei a sua atenção, vou explicar em termos de marketing como funcionam as cores.

Em 1666, Isaac Newton descobriu as cores primárias, ao aperceber-se que as luzes brancas ao incidirem e passarem pelo prisma, separavam-se em várias cores e, a combinação das cores primárias geravam ainda mais cores criando as secundárias.

 

Resumindo, desde então surgiram várias teorias sobre a psicologia das cores e a forma como afetam o nosso humor.

No marketing acontece exatamente isso, somos afetados pelas cores, porque cada uma delas tem um significado diferente, e esse tem efeito nos nossos sentidos.

O planeamento no marketing digital engloba vários fatores: a tipologia ideal, imagens fortes e atrativas, conteúdo de qualidade e a escolha da cor perfeita.

Todos conhecemos grandes marcas que se tornaram conhecidas devido à sua cor forte e única, como a Coca-cola e o seu vermelho, o amarelo do Macdonalds, o verde do Starbucks ou o azul do Facebook.

As cores influenciam-nos, fazem-nos despertar emoções.

Neste caso, quais os significados das cores no Marketing:

Vermelho

O vermelho muitas vezes associado ao amor, à paixão, no marketing está muitas vezes associado à indústria alimentícia. É uma cor muito utilizada nas promoções, chama a atenção dos consumidores estimulando a uma ação.

 

Amarelo

Quando o amarelo é utilizado separadamente, transmite a ideia de otimismo, esperança e acolhimento. Em virtude disso, muitos sites e apresentações possuem a cor amarela, a fim de estimular uma sensação de transparência nos negócios para os clientes.

 

Azul

O azul mais claro dá uma sensação de frescura, além de produtividade e sucesso. Já o azul escuro está relacionado com o poder e confiança.  Cor considerada sóbria e menos invasiva. Pesquisas afirmam que o azul pode reforçar a confiança dos clientes em relação a uma determinada marca.

 

Verde

O verde está muito relacionado com a natureza e com o meio ambiente. A cor verde passa a ideia de ponderação e coerência. É usado, principalmente, em fases de relacionamento e negociação com os clientes.

 

Laranja

O laranja é uma cor vibrante, perfeita para campanhas e anúncios. Dá uma sensação de energia, movimento, desperta a criatividade e atrai clientes. As empresas utilizam o laranja especialmente para passar confiança. As marcas direcionadas para um público mais jovem dão muita relevância ao laranja de forma a mostrarem-se ativas, dinâmicas e convidativas.

 

Roxo

Conhecida como a cor da nobreza e realeza, o roxo remete à sabedoria, calma e respeito. É muito usada em Spas, clínicas de estética, produtos de beleza e negócios de lifestyle, bem estar.

 

Rosa

O rosa claro indica inocência, delicadeza, proteção e romantismo. Já o rosa escuro está relacionado com a modernidade. É usado para chamar a atenção do público-alvo em marcas infantis e também em comercialização de doces.

 

Castanho

O castanho é associado à seriedade, elegância e sofisticação. Também é usada em produtos orgânicos por transmitir o conceito de natureza e rusticidade.

 

Branco

É uma cor neutra e “pura”, que passa a ideia de limpeza e tranquilidade. O branco proporciona harmonia quando combinado a outras cores e cria uma impressão de luminosidade.

 

Preto

Também é uma cor neutra. Transmite a sensação de poder, força, elegância, além de sugerir mistério e memória emocional. O preto é muito usado em tipografias, por se destacar das cores de fundo e ser mais legível.

 

Cinza

É a junção do preto e do branco. Também é considerado uma cor neutra, porque ajuda a destacar outros tons. Em empresas de tecnologia, o cinza é utilizado para dar um ar de inovação e modernidade, transmitindo equilíbrio e harmonia quando combinado com outras cores.

Estas são as cores mais usadas em marketing, dependem muito do que pretendemos transmitir, se é uma venda, uma lead ou simplesmente captar a atenção do consumidor para algo em concreto.

As cores são uma mais valia, por isso é que o seu site, blog, marca, materiais publicitários, apresentações e campanhas precisam de ser pensadas cuidadosamente, quando se quer transmitir uma mensagem sobre o seu negócio.

 

É essencial analisar todos os significados das cores de forma a combiná-las coerentemente. Acredite, este é um dos passos que o diferencia dos seus concorrentes e que o seu público alvo pode já ter percebido.

Brinque com as cores, arrisque, seja ousado e mexa com as emoções dos seus consumidores, distinga a sua marca das demais tornando-a cada vez mais reconhecida pelas cores associadas a ela.

Vamos ousar uma cor diferente?

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