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Qual o método que pode escolher utilizar na MAIORIA da sua comunicação?

Uncategorized Apr 16, 2021
Um pioneiro em publicidade chamado Elmo Lewis queria otimizar o processo de vendas, focando-se principalmente na interação entre vendedor e comprador em relação ao produto.
Desta forma foi criado o AIDA no século XIX. Sim, foi criado há bastante tempo, mas repare o quão bom este método é para durar até aos dias de hoje! É um método extremamente usado em marketing e em processos de venda.

O nome AIDA é um acrónimo formado pelas iniciais das etapas desse método:
Atenção
Interesse 
Desejo 
Ação
 
 

Atenção:
Nenhum produto se vende sozinho, se não chamarmos a atenção das pessoas, claro que elas não comprarão o produto. Infelizmente existem pessoas que acham isto e, normalmente, não têm muito sucesso nos negócios.
No método AIDA, a Ação corresponde ao momento em que um consumidor descobre uma marca ou aquilo que ela oferece, seja conhecimento ou serviço. Repare que chamar a atenção não é fácil, especialmente nos dias de hoje onde todos tentam fazer o mesmo para obter um resultado diferente. A criatividade é a chave! Use-a e chame a atenção.

 
 
Interesse:
Após conseguir gerar a atenção, a próxima etapa é criar o Interesse. Fazer com que o consumidor se interesse pelo que tem a oferecer. Para isto o seu produto ou o que oferece tem de ser interessante, caso contrário não terá efeito. Para gerar mais interesse, procure mais uma vez ser criativo, fazer algo diferente dos outros. Procure também oferecer mais e quebrar as expectativas pela positiva. Nesta etapa procure fazer com que o cliente se interesse mais pela marca, produto ou serviço.
 
 
 
Desejo:
Se conseguiu manter o seu potencial cliente, parabéns! Agora vem uma parte um pouco mais complicada.
Parece que interesse e desejo não tem assim muita diferença nos olhos comuns, mas neste método têm sim uma boa diferença. É a diferença entre "Eu gosto" e "Eu quero". E isto sim já faz muito mais sentido. Nesta etapa, tem que mostrar tudo de bom em ter aquilo que oferece. Pode mostrar também como seria a vida do consumidor se nunca vier a ter o que você oferece, assim como mostrar como seria se de facto tivesse o produto.

 
 
Ação:
Aqui é para onde o método todo está virado. Este é o passo final e o mais importante. O objetivo de todo o método AIDA. Nesta etapa o consumidor só precisa de um "empurrãozinho" para converter. Isto pode incluir testes gratuitos, descontos, bónus, garantia (para se as pessoas não gostarem do produto, poderem devolver, diminuindo assim o medo de tomarem uma decisão), etc. Outra alternativa pode ser criar um sentido de urgência. Pode criar uma oferta com um prazo curto, dar a ilusão de que faltam poucas unidades. Isto cria assim um medo de não conseguir ter o produto, aumentando a probabilidade de compra.

Onde utilizar:
O método AIDA pode ser usado em qualquer situação em que se queira que o cliente faça algo. Pode ser numa situação de venda, download de um Ebook, clicar num link, subscrever a uma newsletter, etc. Tem muitas alternativas onde pode usar o método AIDA, até em sítios que nunca mais ninguém usou. Mas isso já é consigo!
 
Este método não irá resultar sempre, como é óbvio, especialmente se ainda não tem muita experiência com ele, ou mesmo em vendas. É apenas um método para otimizar o processo de vendas ou conversão, e não torná-lo algo 100% eficiente. Haverão sempre pessoas que não gostam do seu produto não se esqueça ;)

Cada vez que utilizar o método AIDA pode aprender algo novo e melhorar a sua maneira de o utilizar, aumentando a sua taxa de conversão. Por isso é que é um método bom. Pode personalizá-lo como quiser.
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