BLOG SERVIÇOS SOBRE NÓS CONTATOS WhatsApp Entrar

O “Boom” das Redes Sociais no séc. XXI.

O “Boom” das Redes Sociais no séc. XXI  

Por: Sandra Neves

 

A importância das redes sociais nos nossos dias

 Embora cada vez mais presentes na nossa sociedade as Redes Sociais já existem há muitos anos. Não se sabe ao certo quando surgiram, mas acredita-se que já existiam na pré-história, através das imagens rupestres feitas nas rochas em que o homem comunicava com outras tribos. 

E nas últimas décadas com o aparecimento da internet as redes sociais ganharam novas formas e tiveram um “boom” no seu crescimento passando a ter um novo significado e a estarem associadas aos meios digitais.

Surgiram assim os Social Media, plataformas em que os utilizadores podem criar conteúdos, interagir, colaborar ou até partilhar informações, como o Facebook, YouTube, blogs, fóruns, Wikipédia, Skype e outras.

Umas Redes Sociais relacionadas com entretenimento, outras com a procura de relacionamentos e outras até para se fazer networking, e divulgar produtos e marcas, o certo é que qualquer uma delas veio enriquecer e partilhar informações num universo virtual.

"O homem é, por natureza, um ser social" já dizia Aristóteles e como tal necessita da interação com outras pessoas para viver em plenitude e as redes sociais ajudam a suprir essa necessidade.

Assim sendo, as redes sociais são um meio onde as pessoas se conectam compartilhando informações entre elas, tanto de caráter pessoal como profissional e estão cada vez mais a ganhar espaço na vida dos Seres Humanos.

Para além de facilitarem o contacto entre pessoas que vivem em locais diferentes também permitem manter uma relação de proximidade entre pessoas que vivem em locais distantes possibilitando uma interação em tempo real. Um acontecimento chega assim de uma forma mais rápida e eficaz a um grande número de pessoas e ao mesmo tempo.

Porém, é importante ficarmos atentos aos perigos que nelas existem. Para além de poderem causar dependência, pois em alguns casos as pessoas não conseguem se desligar das redes sociais, também é necessário ter cuidado com os conteúdos que nela se divulgam e com certos pormenores da vida privada de cada um, pois não sabemos quem visualiza as nossas páginas e o que pode fazer com as informações que nelas se encontram (falta de privacidade).

Outra desvantagem é a desinformação.

Face à rápida velocidade com que qualquer informação circula, por vezes essa informação não é validada nem fidedigna o que faz com que sejam divulgados conteúdos falsos. Esses conteúdos falsos a que chamamos de Fake News  podem causar um grande impacto com consequências graves na reputação de uma pessoa ou empresa, causando complicações não só a nível económico como também pessoais e psicológicas.

Muitas vezes é difícil contornar as Fake News, mas cada pessoa ou empresa pode travar essa desinformação verificando sempre as fontes de origem antes de as divulgar, ou a partilhar.

Sendo assim é importante que não se leia só apenas o título, mas sim a notícia inteira; para além de ser importante confirmar a fonte e autoria também é essencial que se pesquise a mesma notícia noutras fontes da internet ou até noutros meios de comunicação e se verifique a veracidade da mesma.

As Redes Sociais como são um bom meio de compartilhar informações e como hoje as pessoas gastam uma boa parte do seu tempo na internet, são muito importantes para as empresas que as usam como meio e estratégia de divulgar as suas marcas e produtos. As redes sociais são uma excelente alavanca para qualquer negócio.

Para além de permitirem às empresas a divulgação dos seus produtos também são um meio de reconhecimento do seu público alvo, e de obtenção da opinião de consumidores relativamente à satisfação de um determinado produto, permitindo assim a sua melhoria e a obtenção de novos clientes.

Deste modo, as redes sociais são uma forte tendência no meio empresarial, pois são uma ferramenta de comunicação que traz consigo novos desafios, vantagens e benefícios. Poderei dizer que a presença das empresas nas redes sociais são extremamente essenciais ao reconhecimento, visibilidade, notoriedade e reputação de uma marca.

O seu uso é vital como estratégia das empresas, pois permite conquistar novos clientes e aumentar as vendas contribuindo assim para a sua subsistência e o seu desenvolvimento.

Uma empresa sem existência física nas redes sociais é uma empresa fantasma com um público muito reduzido e que provavelmente não se aguentará no mercado durante muito tempo.

Podemos concluir que as redes sociais são realmente importantes tanto para os indivíduos como para as empresas. Elas estão por toda a parte e cada vez mais presentes no dia a dia de cada cidadão, quer a nível particular, quer a nível profissional.

São uma ótima forma de sociabilizar e de fazer Networking,  e, como tal vieram para ficar e para permanecer junto de cada um.

Close

Não perca esta oportunidade!

Como melhorar o seu negócio em desenvolvimento de pessoas gratuitamente?
Inscreva-se na nossa newsletter agora para estar atualizado!